A Endoscopia Digestiva é feita por gastroenterologista com a finalidade de avaliar o esôfago, estômago e o duodeno, que consistem na parte inicial do intestino. Sua indicação é para que se investigue as possíveis causas de alguns sintomas como, por exemplo, azia, queimação, entre outros.
Esse exame também é conhecido como Endoscopia Digestiva Alta. O procedimento é realizado inserindo um tubo denominado de endoscópio pela boca do paciente indo até ao estômago, para que se possa observar com detalhes o sistema digestivo.
Desse modo, é possível dar um diagnóstico mais preciso das condições de saúde como úlceras, gastrites e até mesmo câncer. A análise dos resultados é feita por um clínico geral ou gastroenterologista.
Como fazer uma Endoscopia Digestiva?
Para iniciar o exame, aplica-se um sedativo intravenoso cujo efeito é pontual, tendo uma duração mais ou menos 15 minutos. Esse é o tempo que o exame levará para ser feito. Neste período observa-se a frequência cardíaca e a oxigenação.
O exame é feito com a introdução de um tubo flexível em cuja ponta existe uma câmera e iluminação. Este chama-se endoscópio. Insere-se na garganta do paciente e permite que o médico analise as condições dos tecidos, tirando, assim, fotos para análises posteriores..
Além disso, é possível remover, através dele, pólipos ou material para biópsia, no caso de ser preciso uma investigação mais detalhada.
Quais os cuidados que se deve ter após a Endoscopia Digestiva?
Os cuidados que se deve tomar após a Endoscopia Digestiva são referentes à sedação, pois logo depois de realizado o exame, é normal o paciente sentir tonturas. Por este motivo, ele fica em uma sala por 15 a 30 minutos até que comece a perder o efeito dela.
A recomendação é não dirigir por 24 horas e não manejar equipamentos pesados porque pode sentir sonolência o dia todo. Também não se deve ingerir bebidas alcoólicas por 12 horas. É importante manter um repouso por este espaço de tempo também.
Existem riscos ao se realizar uma endoscopia?
Raramente há riscos recorrentes deste tipo de exame, entretanto, é possível ocorrerem problemas depois de procedimentos que tiveram algum tipo de demora, como por exemplo, a remoção de pólipos.
Geralmente as complicações que acontecem podem ser causadas por alergia aos medicamentos que foram usados, por problemas nos pulmões ou no coração ou pela perfuração de algum órgão interno, causando, assim, a hemorragia.
Veja também o que é polipectomia esofágica gástrica e cólon.
Conclusão
Mostramos anteriormente como se realiza uma Endoscopia Digestiva e quais os cuidados que se deve ter após este exame.
Caso apareçam, depois disso, sintomas como dores abdominais, febre, vômitos, fezes escuras ou dificuldades para engolir, você deve se encaminhar a um hospital para avaliarem se aconteceu algum problema causado pelo exame.
Não existe razão, portanto, para temer uma Endoscopia Digestiva. Procure tirar todas as dúvidas para que se possa ter tranquilidade e confiança com seu médico.
Agende seu exame na instituição que preza pela qualidade e segurança
ISA – Instituto de Saúde Assistida (antigo Centro Gastro Endoscópico) é uma instituição que oferece serviços de saúde desde 1994, e entre eles, procedimentos de endoscopia diagnóstica e terapêutica, adulto e pediátrico. O ISA conta com tecnologia avançada nos aparelhos de exames, e investe constantemente em tecnologia de ponta para oferecer os melhores serviços de saúde aos seus pacientes, além de conter uma equipe multidisciplinar e profissionais bem capacitados na execução dos exames.
AGENDE SUA ENDOSCOPIA NO ISA: (62) 3254-8900